Transtorno

Redução de ônibus afeta universitários

Alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) perderam aulas e provas no Campus Capão do Leão devido à mudança

A redução no número de ônibus que fazem o transporte entre Pelotas e o Campus do Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem gerando transtornos aos usuários desde o início da semana. Pegos de surpresa, os alunos, que têm atividades letivas até o dia 29, chegaram a ficar uma hora a mais que o normal esperando os coletivos. Muitos perderam aulas e exames finais devido à mudança.

Uma aluna que não quis ser identificada afirma que na manhã desta quarta-feira (23) os ônibus estava lotados e, a partir do ponto da Faculdade de Medicina, mais ninguém conseguiu embarcar. “Uma menina chegou a desmaiar por conta da superlotação”, conta. Para ela, a situação é um descaso com os alunos e também é vista nos dias letivos, período em que não há redução de horário. A estudante reclama que diariamente os ônibus trafegam cheios e que o valor da passagem (R$ 3,00 para coletivos que saem do Centro e R$ 4,30 saindo do bairro) é pago integralmente pelos alunos, sem direito a descontos.

Carolina Braga, graduanda em Ciências Biológicas, esperou o ônibus em uma parada na avenida Duque de Caxias das 7h30min às 8h40min. Neste tempo, seis coletivos com destino ao Campus Capão do Leão passaram pelo local. Os motoristas avisavam a ela e aos outros usuários que o veículo estava muito cheio e outro viria em seguida. A volta é outra dor de cabeça. Segundo ela, devido aos poucos horários existentes e à grande quantidade de estudantes, é quase impossível embarcar no ônibus.

Os alunos e servidores que estavam esperando o coletivo no início da tarde desta quarta, em frente à Casa do Estudante, classificaram a redução dos horários como “horrível”. Milena Oliveira, aluna da UFPel, considera a situação um desrespeito com os estudantes. Ela e outros colegas perderam aulas de revisão para prova devido à modificação nos horários. Vários alunos relataram ter perdido exames por conta da situação.

A Metroplan, órgão responsável por regular o transporte entre os municípios de Pelotas e Capão do Leão, afirma que essa alteração é feita todos os semestres durante o período de férias. Segundo Danilo Landó, chefe do Departamento de Transportes Metropolitanos, a Universidade Federal de Pelotas informou à Metroplan que as atividades letivas seriam encerradas na última sexta-feira. Ele disse ainda que não há superlotação nos ônibus da linha. Em relação aos horários, a mesma posição foi defendida pela empresa Santa Silvana, que faz o trajeto entre Pelotas e o Campus Capão do Leão.

Em nota, a Reitoria da UFPel afirma que “ainda não recebeu qualquer comunicação oficial, de estudantes ou de unidades acadêmicas, sobre caso de aluno que tenha perdido exame ou prova em função da mudança de horário ou de itinerários do transporte da empresa Santa Silvana para o Campus Capão do Leão. Quando isso ocorrer, o caso será levado ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), que decidirá sobre os encaminhamentos a serem tomados, sempre levando em conta a garantia dos direitos dos estudantes. Uma reunião entre Reitoria e empresa Santa Silvana deve ocorrer nos próximos dias para discutir as mudanças no transporte para o Capão do Leão”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo de Santa Catarina institui a Semana Farroupilha

Próximo

Mais um barco naufraga no Brasil

Deixe seu comentário